Evandro Roman é o novo presidente do Grupo Brasil-Irã

//Evandro Roman é o novo presidente do Grupo Brasil-Irã

Evandro Roman é o novo presidente do Grupo Brasil-Irã

Deputados e senadores se reuniram, nesta quarta-feira (08), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, com o embaixador iraniano, Seyed Ali Saghaeyan, para a solenidade de restauração do Grupo Parlamentar Brasil – Irã a fim de intensificar os acordos de cooperação entre os dois países. O deputado Evandro Roman (PSD/PR) é o novo presidente do grupo.

Evandro Roman destacou a parceria estratégica entre Brasil e Irã, estabelecida em diferentes nichos. “A reinstalação desse Grupo vai permitir maior sincronia entre os interesses dessa relação bilateral. O parlamento estará no centro da articulação política buscando desenvolver e facilitar as relações brasileiro-iranianas pela importância do Irã para a nossa economia”, relatou o parlamentar.

TRATATIVAS

Em setembro uma comitiva com representantes do ministério da Agricultura (MAPA) e do setor privado brasileiro se reuniu com autoridades governamentais iranianas para intensificar as relações comerciais com o Irã. A criação do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) entre Brasil e Irã, exportação de produtos e material genético, taxas tarifárias e relações bancárias foram tratadas entre os representantes dos dois países.

Agora será a vez de parlamentares firmarem reuniões bilaterais para impulsionar as relações econômicas e comerciais entre os dois países e atrair investimentos para o agronegócio, energia, setor automotivo, entre outros.

Segundo o deputado Roman, que conduzirá os trabalhos do Grupo e também é coordenador de sanidade agropecuária da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), membro da Comissão de Agricultura da Câmara e relator setorial da pasta de agricultura para o orçamento de 2018, disse ver no agronegócio brasileiro condições de expansão. “As oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro estão em ascensão com expansão agrícola e excelência técnica e tecnológica. O agronegócio brasileiro reúne excelentes condições de produção, com potencial para se expandir ainda mais”, completou o parlamentar.

AGRONEGÓCIO E CONTROLE SANITÁRIO

O Irã tem notório interesse pela agropecuária e pelos processos agrícolas brasileiros. Um dos pontos mais importantes a ser tratado entre os dois países é a intenção do Irã em renegociar os requisitos sanitários para exportação de carne pelo Brasil.

Segundo o MAPA, o Irã pretende enviar Organização Veterinária Iraniana – IVO, para averiguar os controles de inspeção de qualidade na produção de carne no Brasil.

“Vamos reforçar ao lado iraniano, que, sobre o tema dos IHR (requisitos de saúde iraniana), estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a excelência no controle sanitário de produtos brasileiros tanto vegetal quanto animal mobilizando o legislativo e administrativo e discutindo abertamente um plano de controle sanitário. Além disso, o MAPA já fez contraproposta e aguardamos uma resposta da IVO”, garantiu Roman.

Quarto no ranking das exportações no comércio agropecuário brasileiro, o Irã importou US$ 2,2 bilhões no ano passado. De janeiro a julho deste ano, as compras, principalmente, de milho, soja em grãos, carne bovina in natura e açúcar alcançaram US$ 1,5 bilhão.

PARANÁ

Hoje, o Estado é responsável por 10% do comércio do Brasil com os países da região, sendo um dos principais fornecedores de carnes e de grãos para o Oriente Médio. O Estado pode fechar importantes parcerias nas áreas de segurança, infraestrutura e energia nos setores de gás e energia renovável, principalmente eólica e solar. A exportação da soja passa pelo Porto de Paranaguá, no Paraná.

Segundo Roman, a relação com Irã é importante para a economia brasileira, sobretudo paranaense. “Vamos reativar esse grupo por que o Irã tem um papel importante na economia brasileira se mostrando um grande parceiro comercial. Conversei muito com o embaixador Seyed Ali Saghaeyan e fiquei muito feliz com a reciprocidade da importância nas relações bilaterais com o Brasil para esse país”, disse o parlamentar.

(foto: Agência Câmara)
2017-11-10T18:49:11+00:00 novembro 10th, 2017|Categories: Últimas|0 Comments

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.